Kymera - FEAR EP Review

Por Germano Roberto e Lucas Antonucci


Mais uma banda mineira e de Juiz de Fora no Mines e isso é um bom sinal. Sinal de que as bandas cansaram de continuar somente fazendo shows e vão fazer os deveres de casa como esse que vos apresento.

O EP já começa com uma porrada com a música FEAR e prova que a banda Kymera não está para brincadeira e já deixa claro que não será mais uma fazer um som mais ou menos, é bem feito e pronto. Como ouvinte dá para sentir uma boa energia, daquela de entrar em um moshpit e botar pra quebrar. Conheço a banda pessoalmente, o que não me impediria de criticar, mas sinceramente não tenho muito o que criticar, muito pelo contrário, só elogios pelo trabalho e aguardo ansiosamente pelo full lenght!

A primeira coisa que chama a atenção é o trampo de guitarras que conduz toda a banda. Os riffs, solos, harmonias e tudo o mais é muito bom. Gravação é boa e permite audição limpa dos instrumentos e da música em si, com bom corpo de som. Vocal estilo metal modernoso é muito bem executado.

Os solos de guitarra são muito bem trabalhados, predominando melodias marcantes, com inserções mais técnicas pontuais, priorizando o clima. O uso de belos harmônicos naturais é magistral. Solos inspirados, conseguem soar atuais mas de uma forma que demonstra conhecimento da velha escola. Aliás, a dinâmica da guitarra é bem variada, técnicas diversas, progressões mais interessantes, dissonâncias, atenção a rítmica. Puta trabalho.

A bateria completa o time com as guitarras fazendo um instrumental trampado. Muita cadência nas partes lentas e domínio do pedal duplo que têm o timbre triggado característico, bem estalado. Bases mais “marteladas”, com pratos marcando mínimas e semi-mínimas soam interessantes, mas com os bumbos geralmente em divisões de tempo mais rápidas nesses trechos, dando solidez.  Para os leigos, são divisões rítmicas não tão aceleradas nos pratos, que variam do tradicional um chimbal pra cada caixa ou bumbo dos blast beats do thrash metal e metal extremo. Não que isso chegue a ser uma inovação, mas no som do Kymera é bem explorado e característico. Há outras variações de baterias pelo cd, ótimo para baterista prestarem atenção, pois há uma firmeza nos grooves.
Sebá (Bateria)/Cristiano "Chez" (Baixo)/Bernardo "Presuntin" (Vocal)/Rafael Souza (Guitarra e Vocal)/Eduardo(Guitarra)


O trabalho como um todo mostra muito potencial, atende quem quer quebrar o pescoço e também quem quer ouvir sozinho um som bem feito. Como sempre aguardaremos o próximo trampo.Por autorização da banda, nós disponibilizamos o EP FEAR para download é só clicar no link acima.